Oferta Pós-Laboral

O DSI - Departamento de Sistemas de Informação tem tido a preocupação de proporcionar parte da sua oferta educativa em TSI a estudantes que pretendem frequentar cursos do universo TSI@UMinho mantendo as suas ocupações laborais.
Assim, a partir do ano lectivo 2007/2008 a LTSI - Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação - passou a ter 2 edições: regime normal e regime pós-laboral.

Com a descontinuação da LTSI e sua substituição pelo MIEGSI - Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação a oferta formativa em regime pós-laboral continuou a existir, agora para este novo ciclo de estudos (MIEGSI).

A nível de formação pós-graduada, e especialmente o 2º ciclo - mestrados, e embora apresentada formalmente como funcionando em regime normal, o DSI tem tido a preocupação em organizar os horários por forma a facilitar a frequência dos cursos por parte de estudantes que mantêm ocupações laborais. Esta preocupação traduz-se na concentração das aulas em apenas alguns dias da semana, no prolongamento das aulas em horário mais tardio (até às 21h00 ou 22h00), e ainda na alocação de aulas aos sábados de manhã. Tal tem vindo a acontecer com o MSI e aconteceu também com o MEGSI.

Outras formas de funcionamento compatíveis com a manutenção de ocupações laborais por parte dos estudantes passam pela oferta de unidades curriculares organizadas sob a forma de cursos intensivos.

Para além do participar nas atividades lectivas que decorrem em horários especiais, a compatibilização de uma ocupação laboral com a frequência de estudos superiores poderá também passar pelo recurso a disposições previstas para o efeito tal como o estatuto de trabalhador estudante ou o regime de frequência em tempo parcial (para mais informações sobre estas disposições, poderá consultar o Portal Académico da UMinho ou ver o Regulamento Académico, em anexo (válidos em julho de 2015)).


Ċ
Joao Alvaro Carvalho,
01/07/2015, 00:53
Comments